O “Espaço Net” tem vindo a beneficiar a população, sobretudo a nível sociocultural.
Este espaço é visionado e cooperado pela funcionária da Casa do Povo a fim de rentabilizar esta actividade.
Dar-se-á continuidade no apoio ao Lar de Idosos, ao Centro de Dia, à Casa da Cultura, à Confraria do Santíssimo Sacramento, à Fabrica da Igreja Paroquial, à Associação Desportiva e Cultural de Ponta Delgada e às Escolas Básicas e Secundarias do Município de São Vicente, quando seja pedido apoio no âmbito da aparelhagem sonora, transporte, animação, adereços ou outros relacionados com eventos culturais.
É também propósito da Casa do Povo levar os elementos dos grupos culturais da instituição a visitar alguns museus da Ilha, para que assim fiquem a conhecer melhor o Património Regional.
Pretende-se também manter o protocolo (de 9 de Outubro de 2003) vigente entre a Casa do Povo e a Câmara Municipal de São Vicente. Deste modo, continuará nestas instalações a Extensão da Biblioteca Municipal, da qual se recebe apoio financeiro no sentido se preservar o referido protocolo. Neste espaço ambiciona-se desenvolver o projecto “ Saber ler é para todos” onde os seus participantes poderão incrementar o gosto pela leitura e pela escrita, tornando as pessoas mais críticas e criativas e que por sua vez possam registar algumas das suas tradições e publicar futuramente uma brochura com todo este espólio cultural.
O Grupo Coral Juvenil “Clave de Sol” da Casa do Povo continuará a prestar o seu apoio à Igreja Paroquial de Ponta Delgada, dinamizando as Eucaristias. Participará ainda noutras instituições ou festividades quando solicitado.
Continuar-se-á com o apoio às Escolas do Município, na confecção de roupa e empréstimo das mesmas e de outros adereços utilizados nas festividades escolares, bem como a cedência da aparelhagem sonora quando solicitados.
No MÚSICAebs serão fornecidos adereços, transportes e alguns materiais que ficarão sempre pertença desta instituição.
Pretende-se realizar um concurso no sentido de reviver uma tradição – “O tocar do Pife”, o qual já foi um grande acontecimento desta freguesia e que se pode constatar numa das recolhas lançada em CD pela Associação Musical e Cultural “Xarabanda”.
Outro acontecimento desta freguesia que queremos reviver é o “Pão – por – Deus”.
Pretende-se dar continuidade aos encontros realizados com as pessoas da terceira idade com os jogos de “Dominós e de Cartas” apelando ao convívio entre estas pessoas idosas.
Continuar-se-á com o projecto: “Informática para gente madura” no sentido de conhecer e manusear o material informático, uma vez que, este tem vindo a crescer no número de frequentadores.
Deseja-se criar um folheto publicitário onde é feito um convite a conhecer as nossas instalações / instituição e a divulgar por sua vez o Município. A sua concretização resultará do trabalho desenvolvido nos projectos da informática e da Biblioteca e ainda do apoio da Câmara Municipal de São Vicente.
Ambiciona-se colocar no complexo balnear da Ponta Delgada um espaço “Biblioteca de Praia” onde estarão alguns livros da extensão da Biblioteca Municipal supervisionado por jovens dos grupos da Casa do Povo. Livros estes, que poderão ser requisitados neste local.
Iniciar-se-á a formação a nível das “Artes Decorativas” para todas as idades com base no trabalho desenvolvido nas actividades de Verão e que teve sucesso sobretudo para as crianças, os jovens e os adultos.
Dar-se-á continuidade ao projecto iniciado no terceiro trimestre do ano transacto: “Teatralizar para Inovar”, com o intuito de dar continuidade aos objectivos definidos, que culminam com a apresentação de peças pelos seus participantes.