Actividades

 A Casa do Povo de Ponta Delgada pelas várias iniciativas que tem em decurso e por aquelas que tem vindo a desenvolver ao longo do ano, depara-se cada vez com mais exigências perante a população. Por este motivo tem novas iniciativas projectadas, que pretende dar início no próximo ano e por outro lado continuar com alguns dos objectivos propostos no ano anterior.

Introdução

Esta instituição tem como principal objectivo dar apoio às pessoas da freguesia, tanto num contexto recreativo e lúdico como num contexto formativo e cultural. Assim, pretende continuar com o desenvolvimento de actividades onde prevaleçam os convívios entre a população na sua generalidade, e por sua vez, intervir na sua dinâmica cultural e social, tendo como destaque as festas tradicionais da freguesia e algumas do município, nomeadamente: o Natal, o Carnaval, a Páscoa, o arraial do Senhor Bom Jesus, a festa da rainha “Santa Isabel”, “Até ao Lavar dos Cestos é Vindima” e as “Festas do Concelho de São Vicente”.

Destes eventos, dois consagram maior focagem por parte da instituição: a festa da rainha “Santa Isabel” e “Até ao Lavar dos Cestos é Vindima”.

A festa da rainha “Santa Isabel” no dia 4 de Julho movimenta um considerável número de pessoas que se envolvem em diversas actividades, das quais se destacam:

     Panelo tradicional;

     Altar criado a rainha Santa Isabel;

     Quadras em honra de Santa Isabel;

     Animação nos sítios da freguesia inscritos no concurso.

E em Outubro “Até ao Lavar dos Cestos é Vindima”, uma iniciativa que foi retomada no ano transacto e que teve uma boa participação da comunidade local. Este evento tem como objectivo primordial, junto à população recordar e mostrar aos mais jovens alguns dos utensílios e a azáfama que as vindimas outrora acarretavam, bem como participar na tradicional refeição das vindimas. Por outro lado, destaca-se ainda que neste projecto se fará a prova de molhos caseiros feitos com ervas aromáticas e que outrora eram o “conduto”, uso e costume deste meio rural e que constituía uma iguaria da culinária, já não conhecida pela população jovem do “fast food” e que hoje é aconselhada pelos médicos e nutricionistas, numa altura em que é defendida a necessidade de mudanças nos hábitos alimentares. Todo este projecto se concretizará sob a forma de mostras: dos molhos, da cozedura das “semilhas” à lenha no próprio local e da prova do gaiado, do bacalhau ou do atum com os respectivos molhos.

A execução destes dois eventos têm também como base recuperar a gastronomia tradicional e divulgar hábitos e costumes da freguesia/concelho de boa qualidade. Pretende-se ter grande impacto na sua dinamização, fomentando uma política descentralizadora e por conseguinte a realização de actividades promocionais do concelho, tendo em vista o seu desenvolvimento integrado. Revelam-se assim, sabedorias antigas, usos, costumes e sobretudo, a imaginação que, as mais das vezes, nos fazem sentir o pulsar de uma vida, de uma família, de uma freguesia que tentou acompanhar as dificuldades da época.

A Casa do Povo pretende ainda participar em alguns dos eventos de carácter cultural que se realizam na RAM, como:

Feiras;

  Festas do Município de São Vicente;

  Actividades desportivas;

  Festas religiosas;

  Encontros recreativos.

É ainda prioridade da nossa instituição, dar cursos relacionados com:

  Formação Musical;

  Curso de Culinária;

  Arte Floral de Natal;

  Curso de Teatro;

  Licores Concentrados;

  Entradas e Petiscos;

  Bordado Madeira;

  Informática;

  Modelagem (corte e costura);

  Arte Floral.

Pretendemos ainda algumas formações no âmbito:

  Artesanal;

  Artístico;

  Educacional.

Para a sua concretização realizar-se-ão ainda conferências, palestras, colóquios e reuniões.

  O “Espaço Net” tem vindo a beneficiar a população, sobretudo a nível sociocultural.

Este espaço é visionado e cooperado pela funcionária da Casa do Povo a fim de rentabilizar esta actividade.

  Dar-se-á continuidade no apoio ao Lar de Idosos, ao Centro de Dia, à Casa da Cultura, à Confraria do Santíssimo Sacramento, à Fabrica da Igreja Paroquial, à Associação Desportiva e Cultural de Ponta Delgada e às Escolas Básicas e Secundarias do Município de São Vicente, quando seja pedido apoio no âmbito da aparelhagem sonora, transporte, animação, adereços ou outros relacionados com eventos culturais.

  É também propósito da Casa do Povo levar os elementos dos grupos culturais da instituição a visitar alguns museus da Ilha, para que assim fiquem a conhecer melhor o Património Regional.

  Pretende-se também manter o protocolo (de 9 de Outubro de 2003) vigente entre a Casa do Povo e a Câmara Municipal de São Vicente. Deste modo, continuará nestas instalações a Extensão da Biblioteca Municipal, da qual se recebe apoio financeiro no sentido se preservar o referido protocolo. Neste espaço ambiciona-se desenvolver o projecto “ Saber ler é para todos” onde os seus participantes poderão incrementar o gosto pela leitura e pela escrita, tornando as pessoas mais críticas e criativas e que por sua vez possam registar algumas das suas tradições e publicar futuramente uma brochura com todo este espólio cultural.  

  O Grupo Coral Juvenil “Clave de Sol” da Casa do Povo continuará a prestar o seu apoio à Igreja Paroquial de Ponta Delgada, dinamizando as Eucaristias. Participará ainda noutras instituições ou festividades quando solicitado.

  Continuar-se-á com o apoio às Escolas do Município, na confecção de roupa e empréstimo das mesmas e de outros adereços utilizados nas festividades escolares, bem como a cedência da aparelhagem sonora quando solicitados.

  No MÚSICAebs serão fornecidos adereços, transportes e alguns materiais que ficarão sempre pertença desta instituição.

  Pretende-se realizar um concurso no sentido de reviver uma tradição – “O tocar do Pife”, o qual já foi um grande acontecimento desta freguesia e que se pode constatar numa das recolhas lançada em CD pela Associação Musical e Cultural “Xarabanda”.

  Outro acontecimento desta freguesia que queremos reviver é o “Pão – por – Deus”.

  Pretende-se dar continuidade aos encontros realizados com as pessoas da terceira idade com os jogos de “Dominós e de Cartas” apelando ao convívio entre estas pessoas idosas.

  Continuar-se-á com o projecto: “Informática para gente madura” no sentido de conhecer e manusear o material informático, uma vez que, este tem vindo a crescer no número de frequentadores.

  Deseja-se criar um folheto publicitário onde é feito um convite a conhecer as nossas instalações / instituição e a divulgar por sua vez o Município. A sua concretização resultará do trabalho desenvolvido nos projectos da informática e da Biblioteca e ainda do apoio da Câmara Municipal de São Vicente.

  Ambiciona-se colocar no complexo balnear da Ponta Delgada um espaço “Biblioteca de Praia” onde estarão alguns livros da extensão da Biblioteca Municipal supervisionado por jovens dos grupos da Casa do Povo. Livros estes, que poderão ser requisitados neste local.

  Iniciar-se-á a formação a nível das “Artes Decorativas” para todas as idades com base no trabalho desenvolvido nas actividades de Verão e que teve sucesso sobretudo para as crianças, os jovens e os adultos.

  Dar-se-á continuidade ao projecto iniciado no terceiro trimestre do ano transacto: “Teatralizar para Inovar”, com o intuito de dar continuidade aos objectivos definidos, que culminam com a apresentação de peças pelos seus participantes.

Pretende-se assim dinamizar e divulgar as tradições da localidade, da freguesia e do Concelho com a execução destas actividades. A concretização dos projectos da Informática e da Biblioteca, a formação do Teatro e das Artes Decorativas, a dinamização dos grupos: Coral e Dança devem-se ao facto da instituição ter a mobilidade de uma professora na instituição.

Nota: As Actividades seleccionadas com este símbolo  só serão concretizadas com o apoio da Câmara Municipal de São Vicente que sempre nos patrocina em diversos itens como transporte, som, quiosque, adereços, animação e sem o qual não se teriam concretizado algumas das actividades propostas no plano de actividades e orçamento desta Casa do Povo