Locais a Visitar

Igreja do Senhor Bom Jesus

Data de inícios do Sec. XVI a construção deste templo que sofreu uma ampliação em 1700 e nos inícios da centúria de Oitocentos foi novamente reparado, tornando-se então uma das mais belas igrejas da ilha da Madeira.

Capela dos Reis Magos

O templo foi erguido no séc. XVI, ou mesmo anteriormente, uma vez que em 1577 já dava mostras de se encontrar em muito mau estado de conservação. Foi reconstruído em 1778 por João Carvalhal Esmeraldo. A capela insere-se na tipologia barroca da nave única com sineira e sacristia adossadas. O interior apresenta as paredes profundamente decoradas e tecto pintado. No altar-mor está um retábulo com três telas onde estão representadas A Adoração dos Reis Magos, São João Baptista e a figura de um bispo.

Casa do Romeiro

Capela da 1.ª Lombada

Velhos Encantos

Em princípio foi feito como casa de campo. A casa estava em construção e foram adquirindo as colecções com a finalidade de decorá-la (em feiras de antiguidades e antiquários, não só na região como no continente). Com a visita do Dr. César e da Dr.ª Lídia (Museu Etnográfico da Madeira) acharam que todo o espólio exposto seria uma mais valia para a costa norte da Ilha. Deram a ideia de abri-la ao público. Após a inauguração o Sr. Secretário do Turismo achou que esta casa deveria fazer parte do roteiro turístico. A localização em Ponta Delgada foi planeada por ser junto ao mar.

Homenagem ao escritor Horácio Bento de Gouveia

No jardim Municipal em Ponta Delgada no dia 5 de Setembro 2006 foi inaugurado o busto em homenagem ao Professor do ensino secundário, jornalista e escritor. Horácio Bento de Gouveia foi principalmente um cronista da ilha e do viver ilhéu, quer de ambientação rural, quer citadina. Escreveu centenas de crónicas em que figuram os traços mais originais da vida quotidiana dos madeirenses e cuja revelação constitui também o ponto fulcral da sua pesquisa literária.