Casa do Povo

A sua criação data de 9 de Janeiro de 1990 e adveio de um baixo assinado por alguns populares a requerer ao Ex.mo Senhor Secretário Regional da Economia a criação de uma Casa do Povo nesta Freguesia.

A Casa do Povo de Ponta Delgada foi pessoa colectiva de utilidade Pública, de base associativa, e com sede na referida freguesia, cujos os Estatutos foram aprovados por despacho do Senhor Secretário Regional da Agricultura e Pescas, publicado no Jornal oficial da Região Autónoma da Madeira, número 11, segunda série, de 23 de Janeiro de 1991.

Os Órgãos Sociais, em 11 de Junho de 1991, tomaram posse desta Casa do Povo na sede provisória no Sítio dos Enxurros em Ponta Delgada, das eleições realizadas a 13 de Abril de 1991.

Mais tarde a 24 de Setembro de 1997 pelas 10:30h, realizou-se a inauguração das instalações, cedidas pela Câmara do Município de São Vicente, ao Sítio do Açougue.

As instalações desta Casa do Povo continuaram provisórias, uma vez que este espaço é propriedade da Câmara Municipal de São Vicente. Tendo a garantia da cedência do antigo Centro de Saúde, por parte do Senhor Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais procedemos a contactos afim de concretizar o projecto para as novas instalações da Casa do Povo. Para tal recorrendo a programas comunitários, como o LEADER +, contando ainda com o apoio financeiro da Câmara Municipal de São Vicente

 No dia 23 de Setembro de 2007, a Casa do Povo de Ponta Delgada fez a apresentação pública da Bandeira, Brasão e Selo Branco desta instituição, com a presença de sua Excelência o Senhor Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia.

Á 22 de Fevereiro de 2008 foi inaugurada a nova e actual sede desta instituição no Sítio dos Enxurros.