Solar do Ladrilho

A Casa ou Solar do Ladrilho, é uma habitação senhorial típica do século XVIII, situada no Sítio dos Terços na freguesia da Ponta Delgada.

Foi nesta casa que nasceu a 5 de Setembro de 1901, o escritor madeirense Horácio Bento Gouveia, e nela viveu até a sua adolescência, passando muitas das suas férias depois de adulto.

Em 1980, a Câmara Municipal de São Vicente, homenageou o escritor em vida, descerrando na Casa do Ladrilho uma lápide em sua honra, para em 1998, ser inaugurada lá a Casa-Museu Dr. Horácio Bento Gouveia, iniciativa de seus familiares

Igreja do Senhor Bom Jesus

Em 1469, por ordens do Infante Don Henrique, tomou Manuel Afonso Sanha (escudeiro de Dom Fernando) terras de sesmaria neste lugar, nelas mandando edificar uma ermida dedicada ao Senhor Bom Jesus, cuja construção é anterior a 1507. Esta devoção, muito antiga, terá surgido nesta ilha desde 1466 com o dito sesmeiro, colono oriundo de Braga e que para a sua sesmaria na Ponta Delgada fez transplantar o seu patrono. Neste templo se estabeleceu a sede da paróquia, criada que foi no ano de 1550.

Velhos Encantos

Em princípio foi feito como casa de campo. A casa estava em construção e foram adquirindo as colecções com a finalidade de decorá-la (em feiras de antiguidades e antiquários, não só na região como no continente). Com a visita do Dr. César e da Dr.ª Lídia (Museu Etnográfico da Madeira) acharam que todo o espólio exposto seria uma mais valia para a costa norte da Ilha. Deram a ideia de abri-la ao público. Após a inauguração passou a fazer parte do roteiro turístico